Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Rhynchospora enmanuelis Luceño & Rocha EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 10-12-2013

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no bioma Cerrado (Alves et al., 2013), nos estados de São Paulo (Alves, 2009) e do Paraná, sobre solos areno-argilosos em áreas de Várzea, campos sazonalmente inundados e margens de corpos hídricos (CNCFlora, 2013). Possui EOO de 553 km², AOO de 8 km² e apenas duas situações de ameaça. O crescimento urbano e a consequente poluição são ameaças à espécie (Benini et al., 2008; IBGE, 2013). Não há registros que comprovem sua ocorrência em Unidade de Conservação. Suspeita-se que a espécie sofra com a perda da qualidade do hábitat em decorrência das ameaças incidentes.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Rhynchospora tenuis Link;

Família: Cyperaceae

Sinônimos:

  • > Rhynchospora tenuis subsp. austro-brasiliensis ;
  • > Rhynchospora enmanuelis ;
  • > Rhynchospora tenuis subsp. austrobrasiliensis ;
  • > Dichromena capillaris ;
  • > Dichromena cubensis ;
  • > Dichromena linkii ;
  • > Dichromena sabulosa ;
  • > Fuirena gracilis ;
  • > Haloschoenus capillaris ;
  • > Haloschoenus capillaris var. descendens ;
  • > Haloschoenus capillaris var. minor ;
  • > Haloschoenus capillaris var. ustilaginosa ;
  • > Haloschoenus caracasanus ;
  • > Haloschoenus sabulosus ;
  • > Rhynchospora gracilis ;
  • > Rhynchospora pseudolunata ;
  • > Rhynchospora tenuis var. brevinux ;
  • > Rhynchospora tenuis var. pseudolunata ;
  • > Spermodon curvulus ;
  • > Dichromena brasiliensis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Hoehnea 29(3): 197 (-199; fig. 3). 2002.

Distribuição

Endemismo desconhecido (Alves et al., 2013). Ocorre em São Paulo, onde o material-tipo foi coletado no município de Tupã, na Reserva do Sete (Alves et al. 2009). Ocorrência também no Paraná, no município de Araucária (M.Y. Bardelli 159).

Ecologia

Erva perene, ereta (M.Y. Bardelli 159) com cerca de 20 cm de altura (Alves et al., 2009) de ocorrência no Cerrado (Alves et al., 2013). Encontrado em campos sazonalmente inundados, sobre solos areno-argilosos, nas margens de corpos hídricos (Alves et al., 2009). No Paraná, no município de Araucária, foi coletado em região de Várzea, a uma altitude de 890 m, numa formação pioneira com influência flúvio-lacustre (M.Y. Bardelli 159).

Reprodução

Coletado com flores e frutos maduros em dezembro (Alves et al., 2009).

Ameaças

1.1 Housing & urban areas
Incidência regional
Severidade very high
Detalhes Os dois municípios de ocorrência da espécie vêm sofrendo problemas de crescimento populacional, urbanização desordenada e consequente degradação dos recursos ambientais. Os problemas ambientais da cidade de Tupã-SP estão estritamente relacionados com o processo histórico de ocupação e construção do espaço (Benini et al., 2008). Urbanização de áreas rurais do município de Tupã-SP, com pouca ou nenhuma preocupação com o planejamento da cidade, permitindo assim, que o perímetro urbano se estendesse nas direções definidas pelos interesses imobiliários, fortemente influenciados por uma elite política atuante. A expansão urbana ocorrida nas proximidades do curso d’água, não respeitando a faixa marginal de 30 m exigida pela Legislação para Matas Ciliares (Benini, et al., 2008). O município de Araucária, PR, sofre com um processo de crescimento populacional e urbanização desordenada (IBGE, 2013).

9.4 Garbage & solid waste
Incidência local
Severidade high
Detalhes A micro-bacia do Córrego Afonso XIII, em Tupã-SP, encontra-se agredida por resíduos sólidos, os quais são até mesmo lançados no curso d’água (Benini et al., 2008).

9.2.1 Oil spills
Incidência local
Severidade very high
Detalhes O municípo de Araucária-PR possui a Refinaria Presidente Getúlio Vargas – REPAR, que, em 2000 sofreu um dos maiores acidentes com Petróleo da História (4 milhões de litros de óleo cru) (Melo et al., 2003).

2.3.3 Agro-industry grazing, ranching or farming
Incidência regional
Severidade very high
Detalhes O município de Tupã-SP possui muitas áreas agrícolas para a produção de cana de açúcar (Alvarenga & Queiroz, 2008), atividade esta relacionada com impactos pelas áreas agrícolas (a redução da biodiversidade causada pelo desmatamento e implantação da monocultura; contaminação da água e solo; compactação do solo; assoreamento de corpos hídricos; eliminação de gases estufa durante a colheita; queima da palha da cana após a produção) e pela atividade industrial (a geração de resíduos sólidos e gases potencialmente poluidores e utilização intensiva da água) (Alvarenga & Queiroz, 2008).

9.3.3 Herbicides and pesticides
Incidência regional
Severidade high
Detalhes Agricultores praticantes de agricultura comercial e de subsistência utilizam agrotóxicos nos cultivos de hortaliças, frutas e outros, nas proximidades do Córrego Afonso XIII, em Tupã-SP (Benini et al., 2008). Em Araucária, PR, existe fontes potenciais de contaminação de rios e lençóis freáticos ligadas ao aterro da Caximba, localizado próximo ao município e que já se encontra atuando à cima de sua capacidade de armazenamento (SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE CURITIBA-PR)

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: needed
Observações: Nos locais de ocorrência da espécie não existem Unidades de Conservação, sendo necessário a implantação dos mesmos devido às fortes pressões ambientais e degradação ocorridas tanto em Tupã-SP quanto em Araucária, PR.

Referências

- Alves, M.; Araújo, A.C.; Hefler, S.M.; Trevisan, R.; Silveira, G.H.; Luz, C.L. 2013. Cyperaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB100

- Alves M., Araújo, A.C.; Vitta, F. Cyperaceae. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. 496p.

- Benini, S.M.; Rosin, J.A.R.G.; Santos, A.P.M. 2008. Os impactos da urbanização na microbacia do Ribeirão Afonso XIII. I Simpósio sobre Pequenas Cidades e Desenvolvimento Local e XVII Semana de Geografia. Maringá, PR. Disponível em: <http://www.dge.uem.br/semana/eixo6/trabalho_9.pdf>.

- IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ - Araucária. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=410180&search=parana|araucaria>., 2013. Acesso em 12 setembro de 2013.

Como citar

CNCFlora. Rhynchospora enmanuelis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Rhynchospora enmanuelis>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 20/11/2014 - 17:07:06